13 julho 2013

Dica de filme: The words


Acabei de assistir esse filme trinta minutos atrás, e ele foi tão agradável pra mim de tal forma que não pude esperar pra escrever sobre ele. Eis a sinopse:

Casado com uma linda mulher, Rory Jasen trabalha em uma editora de livros, e alimenta o sonho de um dia ter o seu próprio livro publicado. Com o passar do tempo, o sonho vai dando lugar à frustração e Rory chega a conclusão de que nunca conseguirá escrever algo realmente bom. Mas eis que um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com maço de folhas amareladas. Ao ler, Rory sente-se rapidamente ligado à história e não consegue tirá-la da cabeça. Tomado por um impulso, ele começa a transcrever todo o conteúdo para a tela do computador. Palavra por palavra, aquela história começa a ganhar vida através de Rory. Resultado: seu primeiro livro é publicado. Prêmios e fama passam a ser rotina na vida do casal, até o dia em que um frágil senhor encontra Rory e conta para ele como as palavras de seu best-seller foram realmente escritas.”

O filme começa quando o escritor Clay Hammond visita uma universidade para a sessão de leitura do seu último livro publicado. Ele conta a história de Rory, um escritor que vê a oportunidade de se destacar no seu ramo quando acha um livro escrito há muito por outra pessoa. A vida dos personagens se misturam, e o que vemos é a história de um escritor que escreve algo sobre um escritor fictício, e este por sua vez copia outra história... 
O roteiro é intrigante e abre espaço para infinitas interpretações. No começo a gente sente que entende alguma coisa, depois descobre que é outra, e após conseguir entender algo, fica aquela sensação de “será que esta é mesmo a verdade verdadeira?”. No fim fica-se a dúvida: em qual das histórias acreditar?

 Todos fazemos escolhas na vida. O difícil é viver com elas.


Fotografia e atuações belíssimas, com uma trilha sonora muito adequada, eu particularmente achei 'As palavras' excelente. Talvez se tivesse se arriscado mais, teríamos aquela arrebatação que faltava, acho que pecou pela falta de tentativa e erro, mas mesmo assim consegue intrigar e pra mim cumpriu o papel de uma boa trama com roteiro simples.

Para melhor entender, vejam o trailer abaixo (legendado em português):


Título original: The words
Título no Brasil: As palavras
Ano: 2012
Direção: Brian Klugman, Lee Sternthal
Nacionalidade: EUA


--- xxx ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e volte sempre!
E aah... ficaria bem feliz com o teu comentário, mas sinta-se à vontade pra só dar um passadinha de vez em quando, se assim quiser :P

Um beijo!